sexta-feira, abril 26, 2024
Internacional

Golpistas chantageiam vítimas atraídas por mulheres na webcam

A polícia de Singapura emitiu um alerta para a população chamando a atenção para um aumento significativo no número de casos de “chantagens cibernéticas” que tem atendido. Os principais alvos desse grupo são homens adeptos das mídias sociais.

O relatório da polícia explica que foram notificados de mais de 50 casos semelhantes no ano passado, quando mulheres “estrangeiras” atraem homens por meio de convites em redes sociais como o Facebook e Tagged.com, e depois os estimulavam a se despir e realizar alguns atos sexuais pela webcam.

No golpe, todo o conteúdo é gravado, e depois de uma sessão de sexo virtual os golpistas ameaçam publicar fotografias ou vídeos das vítimas caso não recebam dinheiro. Apenas este ano, essa é a segunda vez que as autoridades de Singapura emitiram um alerta em relação a este tipo de extorsão virtual.

Em 2012 também houve muitos casos parecidos, quando a polícia teve mais de 32 casos notificados no primeiro semestre do ano. Havia apenas 11 relatos de casos semelhantes durante todo o ano de 2011. A tendência em Singapura reflete um aumento de casos relatados em todo o mundo, em que os homens são chantageados por sessões de sexo virtual.

As autoridades do país listaram algumas dicas de medidas preventivas que devem ser adotadas durante interações online:

Desconfie de mensagens de pessoas desconhecidas que querem fazer amizade com você;

Tente não aderir a qualquer solicitação que pode colocá-lo em posições vulneráveis, tais como realização de atos comprometedores na frente da webcam, ou dar detalhes pessoais sobre si mesmo quando interagir com outros usuários da Internet;

Se alguém tentar extorquir dinheiro de você ou se você se tornar uma vítima de tal tentativa, chame a polícia imediatamente;

Não remeta ou transfira dinheiro para golpistas.

Graham Cluley, do site NakedSecurity, explicou em um artigo que esse golpe pode ir muito além da simples chantagem. Segundo o especialista, os sites utilizados para algumas dessas sessões de bate-papo mais íntimo podem ser utilizados para espalhar malwares, fazendo até mesmo com que os golpistas assumam o controle das webcams de suas vítimas.

 

O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

   http://canaltech.com.br/noticia   – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *