quinta-feira, abril 18, 2024
Região

Comunidade de Soledade promove dia da limpeza em parceria com Samal

Aconteceu, no dia 26 de janeiro, sábado,“O Dia da Limpeza – Compromisso de Todos”,na comunidade de Soledade, Distrito de São Sebastião do Sacramento, zona rural de Manhuaçu.

A ação teve inicioem 2003,por meio do GEAC – Grupo de Estudos e Ação Comunitária.O projeto consiste em recolhe e dar a destinação apropriada ao lixo acumulado nas propriedades, por toda a comunidade. A coleta acontece três vezes no anosob coordenação de jovens da comunidade. Na véspera, é feita uma mobilização para que os proprietários depositem o lixo na beira das estradas. O SAMAL – Serviço Autônomo de Limpeza Municipal de Manhuaçu, sob a direção de Wellen Mendonça, disponibilizou dois caminhões que fizeram a coleta do lixo. “A comunidade de Soledade é um exemplo para todo o nosso município, desejamos implantar esse projeto nos bairros e em outros distritos de Manhuaçu” – destaca Wellen.

A ação resultou no recolhimento de aproximadamente dez toneladas de lixo.Todomaterial metálico é vendido, gerando receita para a Pastoral da Juventude da localidade. De acordo com os organizadores, a atividade foi realizada de forma participativa. O evento também tem caráter educativodifundindo conceitos básicos sobre o meio ambiente, direitos e deveres dos cidadãos e o trabalho coletivo das pessoas da comunidade. O dia de trabalho encerrou com um almoço de confraternização preparado pelos própriosvoluntários, atendendo a todos os participantes do projeto.

Esta campanha integra o Projeto Renascer de Soledade, que consiste no trabalho de proteção e recuperação de nascentes. O Projeto recebeu o prêmio Ouro Azul, 5º lugar na categoria comunidade, em 2006.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *