terça-feira, abril 16, 2024
Nacional

Hemominas alerta sobre a importância da doação também nos feriados

Componentes do sangue têm data de validade e, durante os recessos, devido ao alto índice de acidentes, a necessidade é ainda maior

A demanda por sangue durante os meses de férias e feriados prolongados é grande. Nestes períodos, ocorrem muitos acidentes com vítimas que necessitam das doações. No entanto, a quantidade de doações nessas épocas diminui muito e, p isso, a Fundação Hemominas lembra da importância de manter uma regularidade dos procedimentos durante todo o ano.

Na fundação, responsável por 91% da cobertura em Minas, a queda das doações voluntárias chega a até 50% nos períodos de férias e feriados, em relação ao restante do ano.

O principal motivo para o apelo é que o sangue doado fora das épocas críticas não pode ser estocado por muito tempo, pois todos os componentes têm prazo de validade.

“Cada parte do sangue tem uma forma de armazenamento e um período de duração. As partes mais usadas, como o concentrado de hemácias, duram em média 35 dias. As plaquetas, utilizadas comumente por pacientes que fazem quimioterapia, duram de 3 a 5 dias no máximo. Então precisamos de doadores constantemente”, explica a gerente de captação da Fundação Hemominas, Heloísa Gontijo.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres, até três vezes. A engenheira Lorena Lima e o funcionário público Luiz Soares são doadores regulares há alguns anos. O gesto começou para ajudar pessoas próximas, mas se tornou um hábito por seu potencial de salvar vvidas. “Muita gente precisa do sangue e, para gente como eu, que está saudável, não faz falta. Então é por isso que eu faço a doação”, afirma Lorena. “Como sempre há demanda no estoque dos bancos de sangue, daí a importância da doação regular, para que não falte”, declara Luiz.

De 9 a 13 de fevereiro, os horários de funcionamento para doação de sangue nas unidades da Fundação Hemominas serão alterados devido ao feriado de Carnaval. Clique aqui para verificar o regime de funcionamento na sua região.

A Fundação Hemominas possui 20 unidades que fazem atendimento ao doador voluntário; cada unidade atende a uma região de influência. Quem quiser ser doador pode procurar a unidade mais próxima de sua residência.

Agência Minas

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *