quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Turismo cresce em Minas e gestores se abrem a novas perspectivas

Ouro Preto, um dos pontos turísticos mais visitados em Minas.

Número de estabelecimentos supera a média nacional e salário no setor também cresceu, o que anima os empresários do ramo

Quando o assunto é turismo, Minas sai na frente. Prova disso são os resultados positivos do setor, que tem, entre seus destaques, o número de hotéis e pousadas, que cresce a cada ano. Os resultados animam gestores do ramo, que estão entusiasmados com a expansão e investem em novas atividades dentro do setor.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Turismo e do Ministério do Trabalho e Emprego divulgados no último dia 7 de novembro, em 2011, eram 55,8 mil estabelecimentos, 5,8% a mais do que em 2010. O índice supera a média nacional, que foi de 5,1%. E se depender do ritmo das obras, esse número vai aumentar.

O número de empregados no setor de turismo também aumentou no Estado: o crescimento foi de 5,9% e mais uma vez o desempenho de Minas foi melhor do que o nacional. O bom momento do setor ainda refletiu no salário dos profissionais. A renda média de quem trabalha com turismo subiu mais de 10% em 2011.

Segundo a gerente comercial de um resort no Estado, Gracia Verdolin, a atividade cresceu tanto que a empresa vai apostar em um novo segmento. “Vamos nos preparar para abrigar eventos corporativos”, afirma a gestora.

Para o secretário de Turismo, o crescimento do turismo em Minas é reflexo dos investimentos realizados no setor e ao momento fértil que vive a economia do Estado.

“Ultrapassamos a média nacional em todos os quesitos da pesquisa, o que demonstra a vitalidade de nosso setor e a importância das parcerias entre o Governo de Minas, a cadeia produtiva do setor e de todo o trade. Queremos, juntos, trabalhar ainda mais para o desenvolvimento e crescimento constante de nosso Estado, gerando renda, trabalho e emprego para todas as regiões de Minas”, disse.

Agência Minas

www.manhuacunoticia.com.br

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *