quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Saúde capacita municípios da região Leste no controle do tabagismo

Médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos de 51 municípios da região participaram da capacitação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com apoio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório da Igreja Adventista, uma capacitação para abordagem do dependente do tabaco no Plano Nacional de Controle do Tabagismo/2012. Participaram médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos de 51 municípios da região.

Segundo a psicóloga Maria da Conceição Gonçalves, uma das palestrantes do evento, o objetivo do encontro foi orientar e preparar as equipes de saúde municipais na assistência aos usuários fumantes que desejam para de fumar. “O mais importante na ação junto às estas pessoas, além do fornecimento de insumos como medicamentos e adesivos de nicotina, indicados por avaliação médica, é a terapia cognitivo-comportamental, que é realizada através de sessões em grupos. Todas estas ações estão previstas em diretrizes do SUS e por isso os gestores municipais têm a obrigação de implantar as equipes que farão a abordagem e tratamento dos fumantes”, afirmou.

Para a referência técnica em Tabagismo da SRS-GV, Maria Aparecida Melo Martins, “o treinamento teve ampla adesão dos municípios, contando com participação de mais de 90 técnicos municipais, mesmo num momento pós-eleitoral, quando cerca de 30 municípios da região Leste terão novas administrações”, salientou.

Durante a capacitação, os temas apresentados foram: Implantação da abordagem na rede SUS e Influxos de Informações, Implantando o ambiente livre do tabaco, Entendendo o tabagismo como dependência, Dinâmica das crenças, Bases para a abordagem ao fumante, Deixando de fumar sem mistério, Apoio medicamentoso e fatores dificultadores para cessação de fumar, além da apresentação de experiências exitosas de municípios que já implementaram equipe de controle do tabagismo.

O médico do município de Itanhomi, Jota Macário Júnior, que ainda não tem equipe montada no controle do tabagismo, destacou a importância da capacitação. “O treinamento está sendo muito elucidativo na questão da abordagem e tratamento dos dependentes da nicotina. A partir de agora, iremos implantar o trabalho em Itanhomi, apoiando e orientando os fumantes a se verem livres do vício do cigarro”, comentou.

A capacitação teve também como palestrantes a referência técnica de Tabagismo da SRS-Divinópolis, Celma Tavares, a psicóloga da Semusa/Divinópolis, Regina Amália, e a médica do município de Dores do Indaiá, Neila Cristina.

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *