quinta-feira, abril 25, 2024
Nacional

Metrominas inicia processo de licitação para os projetos do metrô

A Empresa Pública de Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A (Metrominas), vinculada à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) realizou nesta quarta-feira (31) a abertura das licitações que objetivam a realização de projetos básicos para elaborar os estudos e projetos de engenharia das Linhas 1, 2 e 3 do metrô.

De acordo com o presidente da Metrominas, Fabrício Sampaio, os projetos são necessários para estabelecer com maior precisão, junto com os serviços de sondagem que estão em andamento, os custos das obras. O custo do projeto básico para as Linhas 1 e 2 está estimado em R$ 18,5 milhões e, para a Linha 3 cerca de R$ 14,6 milhões, sendo o prazo estimado de ambos de 12 meses.

Três consórcios participaram do processo de licitação do Edital 003/2012 para a elaboração dos projetos das Linhas 1 e 2: Consórcio EPC – Consol – Egisvega, constituído pelas empresas EPC – Engenharia Projeto Consultoria S/A, Consol – Engenheiros Consultores e Vega Engenharia e Consultoria Ltda; Consórcio Belo Horizonte, pelas empresas Enefer Consultoria, Projetos Ltda, Vertran Gerenciamento e Controle de Tráfego Ltda e CNEC Worley Parsons Engenharia S/A; e Consórcio ECEP Metrô, pelas empresas Engesolo Engenharia Ltda, Concremat Engenharia e Tecnologia S/A, Enecon S/A (Engenheiros e Economistas Consultores) e Planex S/A (Consultoria de Planejamento e Execução).

Para a execução do projeto da Linha 3, os Consórcios participantes do Edital 004/2012 foram: Consórcio METROBH Linha 3, constituído pelas empresas Arcadis Logos S/A e Leme Engenharia; Consórcio EPC – Consol – Egisvega, constituído pelas empresas EPC – Engenharia Projeto Consultoria S/A, Consol – Engenheiros Consultores e Vega Engenharia e Consultoria Ltda; e Consórcio BH3-PSG, pelas empresas Sistran Engenharia Ltda, Pólux Engenharia Ltda. Geocompany – Tecnologia, Engenharia e Meio Ambiente.

A sessão desta quarta-feira foi dedicada à abertura dos envelopes de documentação e conhecimento da mesma pelos representantes dos consórcios, sendo que sua análise será feita ao longo da próxima semana.

Escopo básico das novas linhas e dos melhoramentos

Para a Linha 1 está prevista a reforma e melhoria das estações, aquisição de novos trens, melhoria de sistemas elétricos e de comunicações e ampliação de aproximadamente 1,7 Km desta linha entre a Estação Eldorado até a futura Estação Novo Eldorado.

A Linha 2, com extensão de 10,5 quilômetros, ligará o Barreiro a região do Bairro Calafate, sendo previstas sete estações denominadas inicialmente de Nova Suiça (que realizará interligação com a Linha 1), Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmam e Barreiro, que interligará com a Estação BHBus Barreiro.

Com previsão de 4,5 quilômetros de extensão e totalmente subterrânea, a Linha 3 ligará a região da Savassi à Lagoinha, com cinco estações previstas nas proximidades da Lagoinha, Praça Sete, Palácio das Artes, Praça Tiradentes e Savassi.

Sondagem

Os trabalhos de sondagem para as Linhas 1, 2 e 3 continuam avançando. Até o dia 26 de outubro, foram realizados mais de 2.400m de sondagem totalizando 122 furos. No eixo da Linha 3, a sondagem já aconteceu na Praça Sete, no quarteirão da Rua dos Carijós, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Espírito Santo; no pátio inferior da Rodoviária; e ao longo da rua Pernambuco, entre a Av. Afonso Pena e Rua Aimorés. Já na Linha 2 foram realizadas Sondagens ao longo da Linha Férrea do Barreiro até as proximidades do Anel Rodoviário. A fim de produzir informações mais precisas sobre o subsolo da Linha 3, também já foram realizados ensaios geofísicos não destrutivos ao longo do eixo.

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *