Redação de aluna de Bom Despacho se destaca em concurso de redação do Senado

Redação de Bruna Gontijo ficou em 2º lugar nacional e 1º estadual no concurso

Conhecida como “Cidade Sorriso”, por suas belezas naturais e a hospitalidade dos mais de 37,7 mil habitantes, Bom Despacho, na região Central do Estado, também guarda outra riqueza em sua história. A língua Tabatinga, que hoje é rara, no passado foi comumente utilizada entre os escravos que moravam na região, no período do ciclo da mineração.

Pensando em resgatar esse patrimônio imaterial, a estudante Bruna Clemente Gontijo, de 17 anos, produziu uma redação intitulada “Minha cidade: um patrimônio imaterial”. O trabalho de reconhecimento e resgate cultural, feito pela estudante do Colégio Tiradentes da cidade, está entre os premiados no 5º Concurso de Redação do Senado Federal, Jovem Senador. A redação conquistou o segundo lugar nacional e o primeiro no Estado de Minas Gerais.

“A Língua da Tabatinga era muito falada em um bairro pobre de Bom Despacho, que foi o primeiro bairro da cidade. Ela surgiu entre os escravos que vieram fugidos de cidades da região e ficavam aqui. Com o decorrer do tempo, essa língua foi se perdendo. Hoje, são poucos os falantes da Tabatinga. Alguns habitantes apenas arriscam algumas palavras”, comenta Bruna Clemente Gontijo.

Com a redação, a estudante ficou em segundo lugar nacional no concurso que teve, em sua última etapa, 27 redações, sendo uma representante de cada unidade federativa mais o Distrito Federal. Esses representantes serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.

As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional, como o Colégio Tiradentes de Bom Despacho, ainda serão premiadas com computadores para uso coletivo. A premiação ocorrerá no dia 19 de novembro. A cerimônia de entrega será realizada no Palácio do Congresso Nacional. “Fiquei muito feliz com o resultado. Feliz por mim, pela minha escola e por minha cidade. Quero que as futuras gerações também possam conhecer esse patrimônio”, finaliza a estudante.

Concurso

O 5º Concurso de Redação do Senado Federal, Jovem Senador foi realizado com o apoio Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A Secretaria Geral da Mesa e a Secretaria Especial de Comunicação Social, por meio da Secretaria de Relações Públicas, são responsáveis pela organização do Programa. Outra parceira no projeto é a Consultoria Legislativa do Senado.

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *