quinta-feira, abril 25, 2024
Nacional

Emater-MG participa da 54ª Festa Nacional do Milho em Patos de Minas

Espaço da Agricultura Familiar, Festival de Pratos Típicos e o Circuito da Agricultura Familiar são destaques.

A agricultura familiar terá papel de destaque na Festa Nacional do Milho (Fenamilho), em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba. O segmento, que recebe apoio e suporte da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), será a principal atração da 2ª Feira do Agronegócio (Agrofena), que vai de 1º a 9 de junho. No chamado Espaço da Agricultura Familiar, coordenado pela equipe técnica de Bem-estar Social da Emater-MG, um estande com os produtos da agricultura familiar abrigará cerca de 50 expositores de dez municípios.

Na área, dentro do Parque de Exposição Sebastião Alves do Nascimento, os visitantes poderão adquirir produtos tradicionais, como queijo minas artesanal do Cerrado, requeijão, doces, geleias, picles, conservas, biscoitos e bolachas, além de derivados de cana-de-açúcar e de mel, e materiais artesanais. Entre eles, bordados, tapetes e cestos. “São produtos manipulados conforme normas de boas práticas de processamento e segurança alimentar. Além da qualidade, eles têm o diferencial de serem artesanais e sem aditivos químicos”, garante a extensionista da regional Emater-MG de Patos de Minas, Leni Alves.

De acordo com Leni, o Espaço da Agricultura Familiar “visa também o bem-estar dos consumidores urbanos, ofertando alimentos de valor cultural, nem sempre encontrados com facilidade no mercado”. Ela informa ainda, que neste espaço nobre, os produtos da agricultura familiar estarão lado a lado com outros, considerados principais do município: suinocultura, leite e café. O local, segundo a técnica da Emater-MG, se soma aos 90 estandes com máquinas, implementos e insumos agrícolas, totalizando uma área de 10 mil metros quadrados para a Agrofena. “Será um espaço onde o produtor poderá conhecer, comparar e buscar novas tecnologias, numa oportunidade única de negócio, com fomento de instituições financeiras e variedade de produtos expostos”, explica o gerente regional da Emater-MG, Sérgio Glicério.

Segundo o gerente regional da Emater-MG, em 2011, a Agrofena rendeu R$ 16 milhões de negócios para a agricultura familiar, com a venda de mais de 100 tratores, adquiridos pelo segmento, por meio da linha de crédito rural, Pronaf Mais Alimentos. “A agricultura familiar vem demonstrando ser um segmento que mais cresce e responde a investimentos dos setores do agronegócio”, argumenta. De acordo Glicério, a expectativa deste ano é superar ainda mais o número de negócios fechados na Agrofena em 2011. “Para este ano, o nosso objetivo é aumentar ainda mais a comercialização”, ressalta.

O Espaço da Agricultura Familiar funcionará de 28 de maio a 10 de junho, sendo que no dia 29 de maio se abrirá para o Circuito da Agricultura Familiar, excursão composta por caravanas de 25 municípios (cerca de 35 ônibus e 1.200 agricultores). Na ocasião, os agricultores serão distribuídos em grupos para visitas monitoradas aos estandes de comercialização da feira.

A pecuária de leite terá também uma área exclusiva na Fenamilho 2012 para a Feira Nacional do Leite (Fenaleite), de 24 a 30 de maio. Além disso, está programado um encontro de produtores de agroindústria artesanal de alimentos, com a participação de 250 agricultores. O assunto principal será a Lei 19.476/2011, que trata da habilitação sanitária de estabelecimento agroindustrial de pequeno porte. Um representante do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) participará da discussão.

 

 

Agência Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *