quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

TSE realiza audiência sobre redistribuição do número de deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza na tarde desta segunda-feira, 28, audiência pública para debater a eventual redistribuição do número de vagas de deputados federais, estaduais e distritais no País. A audiência pode ser estendida até terça-feira, 29.

O encontro foi convocado a partir de pedido feito pela Assembleia Legislativa do Amazonas, que defende o aumento dos atuais oito para dez deputados federais. De acordo com a Constituição Federal, os Estados podem ter no mínimo oito e no máximo 70 deputados. É definido por lei também que a Câmara não exceda 513 parlamentares.

Nesse caso, se o requerimento elaborado pela Assembleia do Amazonas for aprovado, algum Estado perderá vagas na Câmara. Cabe à Justiça Eleitoral redefinir o número de deputados de acordo com a proporção das populações dos Estados. A relatora do processo que discutirá o assunto é a ministra Nancy Andrighi.

A audiência desta segunda apenas ouvirá os prós e contras ao pedido. Depois, o processo segue para votação em plenário, ainda sem data prevista. De acordo com a legislação atual, o TSE tem até 5 de março do ano eleitoral para aprovar novas resoluções. Como o requerimento versa sobre deputados, a eleição correspondente é a de 2014.

Com informações da Agência TSE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *