sexta-feira, abril 19, 2024
Região

Equipamentos para o enfrentamento ao Covid 19 são entregues

Equipamentos vão ampliar capacidade da rede de Saúde para enfrentamento à covid-19 no estado

O governador Romeu Zema entregou nesta sexta-feira (24/7), em Manhuaçu, macrorregião de Saúde Leste do Sul, dez respiradores invasivos, dez monitores e um cardioversor, além de uma ambulância. Os equipamentos serão destinados ao Hospital César Leite. Com essas entregas, o Governo de Minas possibilitará a abertura de mais 30 leitos de UTI-Covid.

De acordo com o governador, nos últimos quatro meses o Estado vem tomando medidas para fortalecer o sistema de Saúde em Minas. “Conseguimos ampliar em todo o Estado mais de 1,5 mil leitos de UTIs. Este número continuará subindo. Somente neste mês aumentamos, por dia, uma média de 15 leitos frente aos dez dos meses anteriores”, explicou.

Já o Superintende Regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau frisou. “Destaco que a doença é grave e os 413 óbitos que contabilizamos no território não foram por falta de assistência ou de leito hospitalar”, frisou o Superintende. 

A cooperação e a interdependência entre o poder público estadual, municipal e prestadores de serviços de saúde tem proporcionado a ampliação da capacidade assistencial na região, porém os profissionais de saúde alertam que somente será possível vencer essa batalha com o apoio da população.

Trabalho intensificado

Zema ressaltou que o Governo de Minas trabalha de forma intensificada desde o início da pandemia, em março. E alertou que, mesmo atingindo o platô, quando o número de casos se torna mais elevado e assim se mantém por um período, a população deve continuar tomando os devidos cuidados e as autoridades devem se manter em alerta. “Ainda não sabemos se teremos que conviver com uma segunda onda da doença”, avisou.

O Estado já havia disponibilizado a Manhuaçu dez respiradores, dois cardioversores e dez monitores multiparâmetros, além de mais de 500 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), entre máscaras, luvas, aventais, protetores faciais que foram distribuídos para hospitais covid, Capes e Unidades Básicas de Saúde, em toda regional de Manhuaçu.

Com informações: Agencia Minas / Fotos: Divulgação

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.