quinta-feira, abril 18, 2024
NacionalRegião

Qual o seu perfil quando o assunto é dinheiro

Sonhador, despreocupado, planejador, camaleão ou construtor? Analise cada perfil e veja em qual deles você se encaixa!

Quando o assunto é dinheiro qual é o seu perfil?! Você já se fez essa pergunta? De acordo com pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os brasileiros se encaixam em cinco perfis, sendo eles, sonhador, despreocupado, planejador, camaleão ou construtor.

A pesquisa revelou que a relação do brasileiro com o dinheiro é um fragmento de percepção do mundo que as pessoas têm, analisando prioritariamente como cada um encara a vida, a família e seus relacionamentos pessoais. Veja cada perfil e analise em qual deles você se encaixa!

SONHADOR  A pesquisa apontou que apenas 6% dos brasileiros se enquadram no grupo dos sonhadores. Esse grupo está sempre buscando novas oportunidades de investimentos e na maioria das vezes, deixa a paixão influenciar nas escolhas. O dinheiro é o canal viabilizador para seus projetos, no entanto, essas pessoas não são apegadas a valores. Sucesso e visibilidade fazem parte dos sonhos deste grupo.

DESPREOCUPADO – ‘Deixe a vida me levar’, já diria a canção que reflete muito bem o grupo dos despreocupados e, de acordo com a pesquisa, esse grupo representa 11% da população. São pessoas que não estão preocupadas em realizar nenhum tipo de planejamento, preferindo viver um dia de cada vez. O despreocupado não monitora o próprio dinheiro, correndo risco – em algum momento da vida – de ficar no vermelho.

PLANEJADOR – Planejamento, além de cumprir metas e objetivos são essenciais para os que fazem parte desse grupo, que representa 22% dos brasileiros. A relação com o dinheiro é mais próxima e o crescimento do patrimônio é verdadeira fonte de inspiração. Possuir reserva financeira, principalmente visando emergências, é uma forte característica dos planejadores. Capacidade organizacional é outra característica marcante do grupo.

CAMALEÃO – O grupo corresponde a 29% dos brasileiros, segundo a pesquisa da ANBIMA. O camaleão é aquele indivíduo que busca se adequar à realidade que o cerca e, nos momentos de dificuldades, segue em frente, realizando ajustes e dando um ‘jeitinho’ para que as coisas se acertem. Mesmo diante dos obstáculos segue priorizando aquilo que considera mais importante.

CONSTRUTOR – O grupo dos construtores representa 30% dos brasileiros. É aquela turma que tem como lema ‘devagar e sempre’, controlando a situação financeira de maneira eficaz. Não gosta de correr riscos, preferindo investimentos tradicionais. Os construtores são mais seguros quando o assunto é ‘gastar dinheiro’, e pensam duas ou mais vezes na hora de colocar a mão no bolso.

A pesquisa qualitativa ouviu 400 pessoas em quatro capitais brasileiras. Já na fase quantitativa, com o Datafolha, foram ouvidas 2.653 pessoas em 130 municípios. A pesquisa ouviu a população economicamente ativa, inativos que possuem renda e aposentados, das classes A, B e C a partir dos 16 anos.

DICA IMPORTANTE

Um investimento que tem atraído muitas pessoas – independente de perfil – é o consórcio! Principalmente por suas inúmeras possibilidades de planos, que se adequam facilmente a diferentes tipos de pessoas. Para Vinícius Basile, gerente administrativo do Valor Consórcios, o consórcio é um investimento democrático.

– O consórcio tem a capacidade de atender a todo tipo de pessoa, independente do perfil, afinal, são muitas as opções de planos que se encaixam perfeitamente à realidade de cada um. Seja consórcio de veículos leves, consórcio de caminhões ou até mesmo consórcio de imóveis, há planos diversificados para diferentes tipos de pessoas. Existem muitas pessoas que buscam no consórcio uma forma de organizar a vida financeira, pois sabem que é um investimento certo e garantido. E fica sempre a dica: antes de fazer um consórcio, veja se a empresa trabalha conforme as normas do Banco Central – finaliza Vinícius.

Mais informações sobre consórcios podem ser obtidas através do site e das redes sociais da empresa Valor Consórcios, ou pelos seguintes contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp.

Agência Comuniqque, com informações da ABAC

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.