segunda-feira, abril 15, 2024
Nacional

Guarda Municipal e Tribunal Regional do Trabalho firmam termo de cooperação mútua

Acordo visa promover intercâmbio de informações e capacitação de servidores

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) firmaram acordo de cooperação que visa promover o intercâmbio e compartilhamento de informações e a realização de cursos de aperfeiçoamento e capacitação dos servidores dos dois órgãos. A assinatura do acordo foi realizada nesta quinta-feira, dia 2, na sede do TRT-RJ, no Centro do Rio, pela comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, e pelo presidente do tribunal, o desembargado do Trabalho Fernando Antônio Zorzenon da Silva.

– A assinatura desse documento é um marco pioneiro para a Guarda Municipal, uma conquista que tem significado muito grande, pois está alicerçando ainda mais todo o processo de cooperação entre órgãos de diversas esferas de governo para melhorar nossa cidade –afirmou a inspetora geral durante a reunião.

Com a celebração do acordo, a GM-Rio disponibilizará apoio técnico e operacional ao TRT-RJ nas demandas de inteligência e ligadas a segurança institucional e também oferecerá cursos de capacitação, aprimoramento e atualização do corpo de segurança do órgão do judiciário, em cursos voltados para técnicas de defesa pessoal e utilização de equipamentos de proteção individual e instrumentos de menor potencial ofensivo, como pistolas de choque e sprays de pimenta. Já o Tribunal disponibilizará vagas para a GM-Rio em cursos ofertados pela Escola de Administração e Capacitação de Servidores (ESACS), como licitações, gestão de contratos e liderança.

Além disso, o acordo ainda prevê que a GM-Rio terá acesso aos dados de segurança do Sistema de Inteligência Módulo Ocorrências de Segurança (Simos), aplicação web desenvolvida pelo TRT/RJ para auxiliar os oficias de justiça a registrarem e obterem informações sobre as condições de segurança dos locais onde vão realizar suas diligências.

– Essa troca de informações é muito importante para aumentar o entrosamento entre nossas instituições. O prefeito sempre atendeu a todas as nossas reivindicações e também estamos à disposição para colaborar com o que precisarem Com a celebração desse termo, vamos gerar mais economia para os dois órgãos, a partir do intercâmbio de capacitação, e a cidade do Rio é que sai ganhando– destacou o desembargador.

Foto do perfil de Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.