sexta-feira, abril 19, 2024
Região

A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, prestigiou a abertura do 22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas

Manhuaçu

-A prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, prestigiou a abertura do 22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, na manhã desta quarta-feira (21). O evento acontece até o dia 23 e está sendo realizado no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia. Calcula-se que durante os três dias, pelo menos 1,6 mil pessoas participarão de debates, palestras e dia de campo sobre novidades no setor cafeeiro.

A abertura contou os pronunciamentos da prefeita Cici Magalhães, do deputado federal Mário Heringer; deputado estadual Bráulio Braz, da presidente da Aliança Internacional das Mulheres do Café, Cintia Matos; do secretário adjunto de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Amarildo Kalil; do presidente da ACIAM e organizador do evento, Silvério Afonso; e do secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, Pedro Leitão.

A prefeita esteve acompanhada do esposo e presidente da Associação de Cafés Especiais de Minas Gerais (SCAMG), Alexandre Leitão; do vice-prefeito de Manhuaçu, Renato da Banca; do secretário de Agricultura de Manhuaçu, Flânio Alves; e demais secretários municipais.

INOVAÇÃO E PROSPERIDADE PARA O CAFÉ

A prefeita elogiou toda a estrutura do 22º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas e disse que o evento é importante para incentivar melhorias na qualidade e quantidade de café produzido em Manhuaçu e região. “Ainda assim, não deixamos de incentivar diferentes culturas, através da agricultura familiar, e valorizamos cada vez mais a participação da mulher neste cenário”.

Cici também comemorou o anúncio feito pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, que citou os esforços da prefeita e do deputado estadual João Magalhães, junto ao Governo do Estado, para trazer para o município e iniciar as obras do Mercado Municipal do Produtor.

“Vamos sentar com as entidades de classe para entender um melhor modelo que atenda o nosso produtor de Manhuaçu. Queremos criar um circuito turístico, principalmente voltado para os cafeicultores e os nossos produtos. Acreditamos que em até 60 dias, teremos tudo assinado para dar início à licitação desta obra, que deve estar orçada no valor de R$ 1 milhão. Agradecemos ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, ao deputado estadual João Magalhães e ao secretário Pedro Leitão”, comemorou a prefeita.

Em breve discurso, Pedro Leitão anunciou que será realizada uma Missão com os produtores de café mineiros para a China e já garantiu a inserção das Matas de Minas nessa apresentação ao mercado chinês.

O secretário ainda informou que o Mapeamento do Parque Cafeeiro do estado foi concluído. “Fico muito feliz pelo trabalho que desenvolvemos e que é inédito no mundo, de vanguarda, e irá gerar muito conhecimento sobre as lavouras de café localizadas no estado”.

 

PROGRAMAÇÃO

22 de março – Quinta-feira

 

DIA DAS MULHERES PRODUTORAS DE CAFÉ

(Convites antecipados e limitados – Cresol/Senar/Emater/Coocafé)

08h – Credenciamento

09h – Café com Prosa

10h – “Mulheres do Café no Brasil. Elas existem e trabalham muito.”

Palestrante: Josiane Macieira Cotrim – Jornalista, Empreendedora, ex-Vice-presidente IWCA Global

 

PALESTRAS DA TARDE

14h – Controle Biológico na Cultura de Café

Palestrante: Éderson Santos – Biólogo, Mestrando em biotecnologia vegetal (UFLA)

14h50min – FUNRURAL

Dr. Francisco Maurício Barbosa Simões – Consultor Jurídico FAEMG

15h10min INTERVALO

16h – O quê o consumidor externo espera do café brasileiro?

Palestrante – Paula Varejão – Apresentadora do Programa “Tá na Hora do Café.” no  – Canal Mais Globosat.

 

 

Secretaria de Comunicação Social 

Prefeitura de Manhuaçu

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.