sábado, abril 20, 2024
Região

CMDRS elenca prioridades para o Meio Ambiente Rural de Manhuaçu

Manhuaçu

-Na manhã desta terça-feira (20), membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Manhuaçu elencaram ações prioritárias que o município deve tomar voltadas para o meio rural. Após o trabalho das comissões temáticas, vários assuntos foram levantados e discutidos. Um diagnóstico foi elaborado e após os trâmites finais será encaminhado à prefeita Cici Magalhães.

O presidente do CMDRS, Daniel Corsetti Dutra, apontou as estradas rurais como a principal preocupação do Conselho. “O município conta hoje com aproximadamente 5 mil quilômetros de estradas vicinais. Entendemos que dar manutenção a tudo isso é muito custoso para o município. Porém, também sabemos que com uma estrada em boas condições, facilita não só o transporte das pessoas e o escolar, como também melhora a comércio, principalmente do café”, ponderou Daniel.

Outro assunto levantado pelo Conselho é a manutenção das caixas de contenção de chuva. Além disso, cada comissão temática levantou aquilo que é considerado prioritário. A Comissão de Saúde, por exemplo, pediu atenção especial na vacinação de cães e gatos. “Estamos preocupados com a Leishmaniose, uma doença de difícil tratamento e muito doloroso para quem a contrai”, completou Daniel.

Na Comissão de Lixo, o Conselho indicou a elaboração de uma cartilha que ensina o morador da zona rural a melhor usar o lixo orgânico. O bom uso disto pode ser retornado à lavoura em forma de benefício, como adubo, por exemplo. Já a Comissão de Educação pediu atenção especial à reforma nas escolas e acompanhamento da qualidade da merenda escolar.

Outra importante comissão é a de Produção Agropecuária, que levantou atenção especial do município com relação à realização da Feira de Produtos Orgânicos, toda sexta-feira, na Praça Dr. Cesar Leite, Além disso, quer fortalecer parcerias com a Vigilância Sanitária, o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e os produtores de leite da região.

“Inicialmente, apontamos estas ações como prioritárias. Estamos em fase final de elaboração de um documento que posteriormente será entregue à prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães. Nosso objetivo é facilitar o trabalho do governo municipal, dando a nossa visão daquilo que entendemos como importante, principalmente para o meio rural”, concluiu o presidente do CMDRS.

A próxima reunião do Conselho será realizada no dia 5 de março, às 8h30, na Câmara Municipal de Manhuaçu. Neste encontro, membros da entidade devem deliberar sobre o diagnóstico elaborado no último evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

 

Certas palavras diferentes do vocabulário habitual precisa ser explicada para melhor entendimento do leitor.

 

O que é Elencar:

Elencar significa enumerar, catalogar, compor uma lista, tabela ou rol. Designa o ato de colocar num elenco ou numa lista.

Elenco é sinônimo de “lista”, “súmula”, “catálogo”, “índice”. Também representa o conjunto de atores de uma novela ou de uma peça de teatro.

Em qualquer situação, quando se tem a tarefa de elencar algo, o que é pretendido é que seja feita uma lista ou que sejam enumerados todos os dados pertinentes.

Por exemplo, para a elaboração de um relatório de estágio é necessário elencar todas as atividades desempenhadas na empresa durante determinado período. Isso significa que deve ser feita uma lista, neste caso, com explicação detalhada de cada atividade.

Outros exemplos do uso do termo são:

 

  • Na última reunião com a diretoria foram elencados todos os projetos por ordem de prioridade.
  • Elencar os direitos e deveres dos participantes é a tarefa mais importante neste momento.
  • Os exemplos elencados acima serão úteis na aplicação cotidiana do termo “elencar”.

 

Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.