segunda-feira, abril 15, 2024
Região

Diretor do SAAE fala de planos futuros para economia de água e da TBO

Manhuaçu

Por Marta Aguiar

– Ao longo dos anos a tarifa de água vem sendo cobrada como residencial, sem nenhum diferencial por categoria.

De acordo com a análise feita pelo SAAE, 25,97% da população consomem até 5 mil litros de água, 33,46% consomem entre 6 mil a 10 mil litros de água, 23,09 consomem entre 11 a 15 mil, 9,79% consomem entre 16 a 20 mil, 5,43 consomem entre 31 a 40 mil, apenas 1,13% consomem acima de 40 mil litros de água. Não havia um valor diferenciado para a média de água, ou seja, a partir de agora todos vão ter valor diferenciado na fatura, quem gasta mais vai pagar mais, quem gasta menos vai pagar menos. Com essa medida o Diretor acredita que a população irá economizar mais para estar pagando menos e com isso haverá uma economia substancial no consumo de água.

Sobre a questão da cobrança da 2ª via Luiz Carlos de Carvalho, Diretor da Autarquia foi categórico, “o SAAE jamais cobrou 2ª via, é cobrada uma taxa de R$6,50 de expediente, mas o usuário pode estar tirando a 2ª via no site do SAAE sem nenhum custo”.

Com relação à nova cobrança do (TBO), Tarifa Básica Operacional aprovada pela Câmara, A TBO é uma tarifa de água e esgoto terá um valor fixo cobrado mensalmente pela disponibilização dos serviços oferecidos pelo SAAE, independente da quantidade de água consumida e da utilização desses serviços.

Segundo o Diretor, onde existem várias residências usando o mesmo hidrômetro, será cobrado de acordo com o número de residências, ou seja, uma tarifa de TBO para cada casa.

Manhuaçu Notícia

 

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.