sexta-feira, abril 19, 2024
Região

SAMAL realiza novas ações em combate aos incêndios criminosos

Manhuaçu

-Mais uma vez, o SAMAL (Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana) está realizando ações para combater incêndios criminosos na usina de triagem do lixo, localizada na parte alta da cidade, próximo ao Clube do Sol (margens da BR-262, sentido Reduto). Esta semana, uma nova ocorrência causou muita fumaça e mau cheiro, além de muito trabalho para as equipes do SAMAL, Secretaria de Obras e do Corpo de Bombeiros para conter as chamas.

Outro serviço realizado tem sido o direcionamento do lixo para o aterro sanitário existente no local, em conformidade com a Legislação Ambiental.

‘Lamentamos os transtornos desse fogo e fumaça que afetam toda a cidade. O incêndio que atingiu o aterro sanitário, na usina de compostagem, foi criminoso. Vimos o fogo que começou no bairro Engenho da Serra, o pessoal dos Bombeiros trabalhou bastante e nós viemos para a Usina também. Infelizmente, colocaram fogo outra vez’, relatou o Diretor do SAMAL, Eron Elias.

Desde o fim de noite de domingo, equipes do SAMAL estão lutando para combater o fogo que consome o lixo acumulado que tem provocado uma densa fumaça.

Moradores de diversos bairros, principalmente na região da Baixada, Colina, Bom Pastor, Santana, Alfa Sul, Pouso Alegre e Santa Terezinha, reclamaram do mau cheiro junto com a fumaça.

Além da mão de obra humana, foram empregados no combate às chamas um caminhão pipa e um trator.

Nos últimos meses, a direção do SAMAL providenciou a construção e reaberturas de caixas de contenção de chorume e enxurradas no acesso que interliga a usina à rodovia.

O diretor Eron Elias ainda faz um apelo às pessoas que rondam no entorno da usina de lixo e aos trabalhadores das lavouras próximas para tenham cuidado com fogo, além de denunciar qualquer situação suspeita. A Polícia Militar de Meio Ambiente para registro de ocorrência nesta terça-feira.

Prefeitura de Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.