sábado, abril 20, 2024
Região

Termina o curso Deixando de Fumar sem mistério

Curso ‘Deixando de Fumar sem mistério’ tem bons resultados no ESF Nossa Senhora Aparecida

-Fumantes que buscam deixar o vício tiveram uma experiência positiva no B. Nossa Senhora Aparecida ao participar do curso ‘Deixando de Fumar sem mistério’. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do trabalho das equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em parceria com os profissionais do ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro, o treinamento durou nove meses e gerou uma nova vida para os participantes. Dos 23 participantes, nove abandonaram o vício e os demais reduziram o consumo diário de cigarro.

A farmacêutica NASF, Kellem Miranda, explica que o grupo de tabagismo da ESF Nossa Senhora Aparecida, iniciou a atividade em abril deste ano e encerrou segunda-feira, 09, após seis meses de tratamento.

Os pacientes que concluíram o curso ‘Deixando de Fumar sem Mistério’, receberam da farmacêutica um certificado ‘De Uma Nova Vida’, por terem enfrentado e vencido o desafio de parar de fumar. A partir de agora, são exemplo de determinação e força. Para encerrar o período de tratamento, foi programada uma confraternização pelos pacientes, a fim de comemorar a grande conquista. A felicidade era nítida no rosto de cada participante.

Atualmente em Manhuaçu, o trabalho é desenvolvido com doze grupos de tratamento de tabagismo nas unidades Estratégia Saúde da Família, nos setores urbano e rural. A iniciativa faz parte do PNCT (Programa Nacional de Controle ao Tabagismo) e tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva em grupo, e se necessário, terapia medicamentosa. A abordagem dos pacientes começa com quatro sessões iniciais, estruturadas semanalmente para avaliar a relação com o tabaco e definir o tratamento, além de verificar fatores que contribuem para o desejo pelo tabaco, seguidas de duas sessões quinzenais. Para prevenção da recaída é feita uma reunião mensal, com a participação de todos até completar seis meses.

A dependência pela nicotina é classificada individualmente, e havendo indicação é introduzido algum dos medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo. Todos os medicamentos usados no tratamento (adesivo transdérmico de nicotina e Cloridrato de Bupropiona) são distribuídos gratuitamente, para os pacientes frequentes no grupo, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Sec: de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.