quarta-feira, 20 de junho de 2018
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Nova Administração realiza intenso trabalho de organização nas secretarias

Marta Aguiar 17 de janeiro de 2017 Região

Matipó: 

 

procurador dr bernard– O novo Prefeito de Matipó, Valter Mageste de Ornelas (Valtinho), e o Vice-prefeito Joaquim Bifano Magalhães (Joaquim do Nenêgo), juntamente com toda a equipe administrativa, realizam intenso trabalho de organização em todas as secretarias. Na Prefeitura, pilhas de documentos misturados, referentes aos exercícios de diferentes anos foram encontradas, dificultando a análise por parte dos funcionários que cuidam dos setores administrativo, contábil e jurídico. Para solucionar o problema, e, ao mesmo tempo, proceder com todo um trabalho de levantamento sobre a real situação do município, a Prefeitura publicou decreto suspendendo por quinze dias o atendimento externo à população – com exceção do setor de Saúde-, com todos os esforços sendo concentrados para a organização administrativa, nestes primeiros dias.

O Prefeito Valtinho destacou que ‘estamos trabalhando muito para que a população tenha um atendimento de qualidade, porque sei que é isto que o povo espera de nós. Peço a todos muita paciência neste momento. Sei que é difícil, pois, todos querem ver a prefeitura funcionando muito bem, mas precisamos cuidar da parte legal toda inicialmente, para colocar serviços importantes em pleno funcionamento, como o atendimento do Programa ‘Bolsa Família’ e do ‘Farmácia de Minas’, por exemplo. Sempre tive o atendimento ao público como minha marca registrada, sempre gostei de atender muito bem a todos. Sou um prefeito presente à Prefeitura. Tenho acompanhado os esforços dos secretários, e solicitei que eles fizessem atas, fotos e mobilizassem a comunidade para tudo ser resolvido mais rápido’. Baixamos um Decreto, com duração de quinze dias, com possibilidade de ser estendido, em razão da falta de equipamentos, acesso à internet, conexão, nada funcionava. Não temos senhas, os e-mails estão sendo restaurados agora; arquivos não foram encontrados, enfim, muita dificuldade funcional. Queremos colocar tudo em dia o mais rápido possível, para que a prefeitura possa emitir documentação e alvarás. Ai sim, abriremos a prefeitura’.

Os desafios se estendem também nas secretarias, já que foi constatada a situação precária de boa parte dos veículos da frota municipal e equipamentos diversos, além da necessidade da reforma de locais de atendimento à população – como escolas, quadras e unidades básicas de saúde. Os novos secretários também tiveram dificuldade de encontrar documentos, senhas e informações básicas, que deveriam estar disponíveis em seus setores.

 

Dinheiro comprometido

 

Quanto à alegação de que a nova Administração Municipal de Matipó teria a disposição cerca de R$ 2 milhões em caixa, o Procurador do Município, Dr. Bernard Sousa Mendes de Assis, esclarece que grande parte deste montante refere-se a recursos pactuados a convênios firmados pela Administração passada. ‘Os valores que foram informados pela Administração anterior, como sendo dinheiro em caixa para o município, correspondem a valores que estão estritamente vinculados aos convênios que foram firmados nos anos anteriores. Ou seja, não é valor que possibilite à Prefeitura ser gasto livremente. […] Constatamos que Matipó recebeu recursos de repatriação da ordem de R$ 700 mil, entre os dias 30 e 31 de Dezembro de 2016, além de outro valor repassado para o município, alguns dias antes, na ordem de R$ 900 mil, aproximadamente – gastos ainda na gestão passada. Agora, estamos organizando os documentos de forma mais centrada, objetivando assegurar novos recursos para o município’, relatou o Procurador.

Thomaz Júnior – Manhuaçu Notícia

 

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