sábado, abril 20, 2024
Região

Carreta do MedSesc oferecerá consultas e exames gratuitos em Manhumirim

Manhumirim

Carreta do MedSesc oferecerá consultas e exames gratuitos1– A partir desta segunda-feira, 09, a unidade móvel de saúde do Sesc Minas Gerais estará em Manhumirim, realizando gratuitamente exames de vista e de ultrassonografia. A vinda do MedSesc à cidade foi possível a partir de parceria entre a Prefeitura e o Serviço Social do Comércio.

Em Manhumirim, deverão ser oferecidas 480 consultas oftalmológicas à população, além de 160 exames de ultrassonografia e palestras educativas nas escolas. A carreta MedSesc ficará estacionada em frente à Prefeitura, onde também se encontra a policlínica municipal.

Os pacientes que receberão os exames do MedSesc são previamente selecionados e encaminhados pela Secretaria M. de Saúde, com objetivo de tornar mais ágil a assistência de quem já espera por consulta na rede pública. A carreta MedSesc deverá permanecer na cidade até o dia 17 de Junho.

A unidade móvel de saúde dos olhos está em funcionamento, no Estado, desde 2006. A estrutura é equipada com consultório médico e sala de apoio para a equipe de profissionais.

Durante as consultas oftalmológicas, estão previstos procedimentos como Tonometria Computadorizada (para diagnóstico do glaucoma), exame de Auto Refração Computadorizada (para aferição do grau), exame de Refração (para confirmação de grau), exame de fundo de olho (avaliação da retina) e Biomicroscopia (para identificação da catarata e outros processos inflamatórios).

O MedSesc disponibiliza ainda exames de ultrassonografia da mama, abdômen, vias urinárias, ginecológico, pélvico, prostático e obstétrico. As vagas são para pacientes que já tenham a solicitação médica para a ultrassonografia na rede pública. No caso do ultrassom mamário, é importante que a pessoa apresente o exame mais recente no dia da realização do procedimento.

Quanto às ações de educação em saúde em escolas e instituições sociais, serão ministradas palestras para todas as idades e atividades lúdicas, com o objetivo de informar e ajudar os participantes na adoção de hábitos e estilos de vidas saudáveis, direcionados à prevenção de futuras patologias.

As Unidades Móveis do Sesc promovem mais acessibilidade aos serviços de saúde a toda população mineira. Os consultórios são adaptados em caminhões e carretas com uma estrutura moderna e preparada para levar assistência médica e oftalmológica às pessoas atendidas.

Ass. de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim – Manhuaçu Notícia

(fotos: Assessoria SESC)

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *