quinta-feira, abril 18, 2024
Região

Prefeita Darci Braga busca soluções para armazém do IBC em Manhumirim

Manhumirim

armazém do IBC em Manhumirim1– A Prefeita Darci Braga fez nova visita à antiga estrutura do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café), nesta terça-feira, 26, acompanhada do representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Estudo Superior, Darlan Nunes. Desde o início do mandato, a prefeita busca soluções para o local, que é de propriedade da União, mas, até o momento, o município não tem autorização para uso ou outras ações no referido imóvel.

A Prefeita já se reuniu em Belo Horizonte e em Brasília (DF) para tratar do assunto com o Governo Federal. No ano passado, uma nova reunião foi realizada no Gabinete da Prefeitura de Manhumirim – momento em que Darci Braga apresentou novas propostas de uso do local aos integrantes de uma comissão do Governo Federal que esteve na cidade. Na ocasião, a comissão optou pela realização de um leilão do imóvel. Este foi realizado, mas não apareceu comprador para fazer o arremate.

A preocupação atual é com as constantes invasões que o local sofre, por parte de usuários de drogas e de vândalos que têm depredado as dependências ali existentes, inclusive portas, janelas e até mesmo as instalações elétricas. Para adentrar nas instalações, os invasores danificaram cadeados e cercas da propriedade do Governo Federal. Moradores e pedestres que transitam nas proximidades têm feito contato com a prefeitura, informando sobre a presença de pessoas estranhas e solicitando providências.

O Instituto Brasileiro do Café, com sigla IBC, foi uma Autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Indústria e Comércio, que definia as políticas agrícolas do produto no Brasil entre os anos 1952 e 1989, quando foi extinto. A entidade foi sucessora do Departamento Nacional do Café, organismo governamental, que funcionou até 1946. Com o fim do IBC, o Governo do Brasil criou, em 1996, o Conselho Deliberativo de Política do Café.

Em Abril de 2012, A Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, fez a cessão definitiva do armazém de Manhumirim e de outros sete no Estado para a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Em Manhumirim, a estrutura foi construída nos anos 1960, e, quando as atividades se encerraram, em 1989, o imóvel foi fechado, não sendo mais utilizado. Sem a devida manutenção, nestas quase três décadas, o local tem sofrido com as variações climáticas e o vandalismo.

A presença de usuários de drogas e vândalos nas dependências do IBC causa preocupação a quem transita na estrada ao lado do armazém e que é via de acesso principal a algumas comunidades rurais ali existentes. Outro alerta é quanto às poças d’água no local, que possibilitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças ainda mais graves – recentemente descobertas.

A partir desta nova visita, a Prefeita Darci Braga acionou o Departamento Jurídico da Prefeitura para as devidas providências, tendo em mãos relatórios com as fotos atualizadas para encaminhamento ao Governo Federal para que uma solução seja encontrada.

armazém do IBC em Manhumirim2

 

 

 

 

 

Ass. de Comunicação Prefeitura de Manhumirim – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *