sábado, abril 13, 2024
Região

Período chuvoso é ameaça de epidemia em Manhuaçu

Manhuaçu

dengue-zika-chuncguya_16– Com o período chuvoso, a ameaça de epidemia causa preocupação por parte do executivo que mediante a situação decreta estado de emergência. A proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de vírus como o da Dengue, Chikungunya e Zica, tornou – se um risco constante para a população.
Embora não seja alarmante a situação, medidas importantes devem ser tomadas, bem como, limpeza de quintais, o cuidado com vasos de plantas, onde os próprios moradores podem contribuir.
De contrapartida, atendendo as orientações do Ministério da saúde, a gestão deve se ater a limpeza de praças e bueiro, principalmente os bueiro que com decorrer do tempo foram acumulando lixo e terra tornando impossível o escoamento da água decorrente da chuva constante no município.
A Vigilância Sanitária, responsável por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização. ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o SUS (Sistema Único de Saúde), vem atuando no controle do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de vírus da Dengue, febre Chikungunya e Zica, incanssavelmente, porém, precisa da colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito.
Se o mosquito Aedes Aegypt, mata. Ele não pode nascer.

Epidemia Dengue Chikungunya Zika

O país enfrenta uma epidemia previsível, mas que ninguém se preparou para ela, muito menos o governo federal.
É vergonhoso e revoltante as pessoas contrair Degue Chicungunha, Zika e o SUS não ter como diagnosticar. Até o momento, o Sistema Único de Saúde SUS, trabalha baseado em suspeitas. Quando o médico diante dos sintomas “suspeita”, o paciente é encaminhado para clínicas. Até chegar a ser encaminhado, o paciente pode chegar ao estágio agudo e vir a óbito.


Marta Aguiar – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *