sexta-feira, abril 19, 2024
Região

Benefícios para catadores de materiais recicláveis

Manhumirim

prefeitura de manhumirim– Em recente reunião com a presidência da Funasa, (Fundação Nacional de Saúde) a Prefeita Darci Braga, acompanhada de prefeitos de outras cidades, debateu melhorias de condições de trabalho, organização, geração de renda e qualidade de vida para catadores de materiais recicláveis – e familiares-, por meio do Projeto Cataforte. Em Manhumirim, este importante convênio foi assinado no ano passado, e, agora, é aguardada a vinda de recursos e benefícios para estes trabalhadores.

No encontro, que envolveu também a presença da Especialista em Saneamento Básico da Funasa, Edicleusa Veloso, foi explanado sobre a etapa atual do Projeto Cataforte que, iniciado em 2009, busca o fortalecimento do associativismo e o cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, possibilitando a estes trabalhadores melhor remuneração e, para o meio ambiente, a chamada logística reversa, em que os produtos descartados e destinados aos lixões retornam à indústria em um processo de reciclagem e sustentabilidade.

A Prefeita Darci Braga destaca que, na reunião, “foi possível apresentar aos dirigentes do projeto propostas visando fortalecer o trabalho dos catadores, em Manhumirim. Também foi possível esclarecermos dúvidas a respeito de benefícios a que os catadores têm direito e aos recursos do projeto para estruturarmos a coleta de recicláveis no município”, avaliou a Prefeita.

 

Trabalho dinâmico em Manhumirim

No final de 2014, a Prefeita Darci Braga e a Presidenta da Cooperativa Aguapé (Manhumirim), Rosângela de Souza, receberam o Prêmio Cidade Pró-Catador das mãos da Presidente da República, Dilma Rousseff, durante a celebração do Natal Solidário dos Catadores e da População em Situação de Rua, em São Paulo. Manhumirim foi o grande vencedor na categoria de municípios entre 20 e 80 mil habitantes.

Manhumirim se destaca em relação a outras cidades do Estado e até mesmo do Brasil ao integrar a lista dos poucos municípios brasileiros que têm coleta seletiva. A cidade conseguiu acabar com o lixão através da implantação da usina de triagem e compostagem e a implantação da coleta seletiva. Na gestão da Prefeita Darci Braga o projeto continua sendo apoiado pelo município e foi eleito como a melhor iniciativa do país por conta do trabalho de inclusão produtiva dos catadores. O município concede uma ajuda financeira mensal e suporte para o trabalho, especialmente na usina de reciclagem, com máquinas e outros investimentos.

por Thomaz Júnior – Ass. de Comunicação – Manhuaçu Notícia

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *