sexta-feira, abril 19, 2024
Região

Prefeitura realiza Audiência Pública sobre o Plano M. de Educação

Manhumirim

Audiência Pública sobre o Plano M. de Educação2A Prefeitura de Manhumirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta Terça- feira 19, a Audiência Pública para apresentação e discussão acerca da elaboração do Plano Municipal de Educação – PME, com a participação de autoridades, educadores, diretores e coordenadores das redes estaduais e municipais e sociedade civil do município. A Mesa Diretora foi composta por Prefeita Darci Braga, Secretário M. de Educação, Josimar Veiga; Diretora do Colégio Santa Teresinha, Irmã Maria do Carmo Lopes; Diretor da EE Alfredo Lima, Luciano Lemos; Professor Anderson Rodrigues (rep. dos Professores Municipais); Vereadores Ivan Caetano, Sérgio Borel, Rodrigo Soares, Dário Veiga, Hélio Mendonça e João Batista Vieira; Senhora Mafilsa Vieira (rep. de Associações de Moradores de Bairro); Neide Ananias (rep. do Ensino Superior), e Maria Nicolina – Cidinha – (Inspetora da SRE/Manhuaçu).

O estudo foi direcionado pelo Secretário Municipal de Educação, Josimar Veiga, que discorreu sobre o objetivo, a fundamentação legal, as metas e as estratégias do PNE (Plano Nacional de Educação) e apresentou o alinhamento do Plano Municipal de Educação, seguindo para salas temáticas e comissões representativas. Para a discussão das metas, os participantes foram distribuídos em salas temáticas distintos para a análise dos cinco eixos do plano: metas relacionadas ao acesso a Educação Básica, qualidade da Educação Básica, qualidade Ensino Técnico e Ensino Superior, Formação e Plano de Carreira e Remuneração e Gestão e Financiamento.

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de dez anos. Trata-se de uma exigência prevista na Lei Federal nº 13005, de 23 de junho 2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE). Um Plano Municipal de Educação não é um plano somente da Rede de Ensino do Município, mas um plano de Educação do Município. Assim, o Plano deve estabelecer diretrizes e metas para os ensinos infantil, fundamental e médio e para a Educação Superior no Município, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Deve ser elaborado em consonância e com Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garantindo a identidade e autonomia do Município.

O Secretário de Educação, Josimar Veiga, destacou a importância da participação da comunidade com sugestões e avaliações do desenvolvimento da educação no município. “Não existe crescimento sem participação. Estamos lisonjeados por esta colaboração e participação em nossa cidade. A audiência pública apresentou e compartilhou propostas e sugestões, em busca de melhoria nas políticas públicas educacionais”, destacou.

Ass. de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *