terça-feira, abril 16, 2024
Internacional

Acordo com Irã deve incluir reconhecimento de Israel, diz ,

– O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse hoje (3) que qualquer acordo final sobre o programa nuclear do Irã precisa incluir o reconhecimento do direito à existência de Israel. “Israel exige que qualquer acordo final com o Irã inclua um reconhecimento iraniano claro e inequívoco do direito à existência de Israel”, diz comunicado oficial divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro.

O primeiro-ministro também defendeu a necessidade de aumentar a pressão sobre o Irã para obter compromisso melhor que o conseguido no acordo firmado na quinta-feira (2) “Israel não aceitará um acordo que permite a um país que promete destruir-nos desenvolver armas nucleares”, declarou.

Netanyahu se manifestou após ter consultado seus principais ministros em reunião do seu gabinete de segurança. Segundo o primeiro-ministro israelense, o acordo obtido em Lausanne, na Suiça, representa um “grave perigo” porque não obriga o Irã a fechar instalações ou a destruir centrifugadoras, nem a parar a pesquisa sobre centrifugadoras avançadas.

O acordo com o Irã foi obtido pelo grupo 5+1, formado pela Alemanha e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, que são Estados Unidos, China, França, Rússia e Reino Unido. O trato prevê que o Irã tenha um programa nuclear reduzido e sob controle, em troca de apoio econômico e político. Israel é atualmente considerada a única potência nuclear do Oriente Médio. O país não assinou o tratado sobre a não-proliferação das armas nucleares.

Agência Brasil Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *