quinta-feira, abril 18, 2024
Região

OAB Manhuaçu realiza mais uma etapa do projeto Minas Digital Itinerante

Manhuaçu

– Quarta etapa realizada pela OAB Manhuaçu em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG) e a OAB/MG garantiu a dezenas de advogados de toda região a certificação digital mais barata do país O projeto Minas Digital Itinerante esteve novamente em Manhuaçu entre os dias 3 e 5 de fevereiro e realizou a certificação presencial de dezenas de advogados inscritos na 54a Subseção da OAB/MG, que adquiriram, com desconto, a certificação digital e o token gratuito. Esta foi a quarta etapa realizada pela OAB Manhuaçu em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG) e a OAB/MG.

Além de facilitar a transição da atividade advocatícia do meio analógico para o meio digital, o projeto Minas Digital assegura a certificação mais barata do país que já resultou na inclusão de mais de 15 mil advogados mineiros à nova realidade do judiciário. O presidente da 54a Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos comentou que “considerando que a partir do segundo semestre deste ano, o TJMG implantará na comarca de Manhuaçu, o sistema de processo eletrônico e com isso várias matérias passarão a ser distribuídas e a tramitarem exclusivamente pelo PJe, temos nos esforçado para que este projeto alcance o maior número de advogados ou quase a sua totalidade, visando facilitar o trabalho e incluir todos os profissionais da advocacia e a sociedade à realidade virtual”, destacou.

Alex Barbosa de Matos ressaltou também que “estamos ajustando a realização da 5a etapa do projeto e o curso de capacitação para que os advogados de toda região possam receber lições e orientações sobre a funcionalidade da certificação digital. Oportunamente divulgaremos as datas”, pontuou.

Ele aproveitou para agradecer à Seccional mineira e à CAA/MG pela parceria profícua e vitoriosa estabelecida. “Mais uma vez quero agradecer ao presidente Luís Cláudio Chaves e ao presidente da CAA/MG, Sérgio Murilo Diniz Braga, por acreditarem e apoiarem o trabalho que a atual gestão da OAB Manhuaçu tem desenvolvido em favor da advocacia”, concluiu.

CERTIFICADOS

Ao longo dos três dias de certificação, a sede da OAB Manhuaçu, no Fórum Desembargador Alonso Starling, ficou movimentada. Os jovens advogados Talita Faria e Giovanni Baravieira, que são da cidade de Mutum, realizaram suas certificações nesta quarta etapa. “Acredito que esta ferramenta dará maior celeridade aos processos, pois evitará que nos desloquemos ao Fórum para protocolar uma petição inicial, por exemplo”, comentou Giovanni. “Além disso, fazendo esta certificação em Manhuaçu facilita muito para nós, já que evitamos gastos desnecessários e deslocamento para lugares mais distantes”, completou Talita.

Valdinei Lopes do Carmo é advogado e também participou da 4a etapa do projeto Minas Digital realizado em Manhuaçu. Segundo ele, “a certificação dará agilidade e celeridade nas ações do advogado. Com isso, não vamos mais precisar vir ao Fórum para tudo, o que evitará filas e outros transtornos. Quero agradecer ao presidente Alex Barbosa por ter trazido novamente esta certificação à Manhuaçu. Aliás, quero parabenizá-lo pela ótima gestão de nossa Subseção. Sou amigo do Alex e vejo que ele tem se empenhado em diversas frentes, sendo a mais importante, sem dúvida, a aquisição da nossa sede própria. Nesses dois anos temos acompanhado o trabalho de valorização da classe realizado pelo presidente Alex Barbosa”.

Para o advogado Jouber Dornelas Dutra, “o mundo passa por transformações e chegamos à era digital. Sendo assim, nós, advogados, não podemos ficar para trás. Tenho convicção de que o Processo Judicial Eletrônico (PJe) dará celeridade aos processos e esta certificação que estamos fazendo nos capacitará para que estejamos dentro desta nova era digital. Trazer o projeto Minas Digital, mais uma vez para Manhuaçu é uma conquista muito importante do nosso presidente Alex Barbosa, ao qual agradeço e parabenizo pelo brilhante trabalho desenvolvido em favor de nossa Subseção”.

O advogado Robson José Soares Brandão afirma que a certificação digital é uma ferramenta muito importante. “Nesta nova etapa do Poder Judiciário, precisamos estar atentos às mudanças. A partir do PJe, teremos mais agilidade nos processos. Aproveito a oportunidade para parabenizar a OAB Manhuaçu, através do presidente Alex Barbosa, que nos proporcionou certificar aqui mesmo, evitando que nos deslocássemos para outros centros”.

Para o advogado Antônio Elias Temer Neto, “a tecnologia está presente em vários setores da sociedade e na advocacia não poderia ser diferente. Com esta certificação, vamos evitar, por exemplo, deslocamento para Comarcas mais distantes, já quer poderemos acessar o processo do próprio escritório. E mais esta etapa do projeto Minas Digital sendo realizado em Manhuaçu é mérito do presidente Alex Barbosa, que não tem medido esforços para ajudar os advogados”.

A advogada Roméllya Rocha é da cidade de Ipanema e veio até Manhuaçu para realizar a sua certificação. Segundo ela, “teremos mais agilidade nos processos, uma vez que a maioria das ações poderão ser movimentadas de dentro do nosso escritório. Quero agradecer ao presidente Alex Barbosa por ter trazido mais uma etapa do projeto Minas Digital para Manhuaçu, o que evitou desgaste ainda maior se tivéssemos de ir para outras localidades mais distantes e parabenizá-lo pela gestão atuante”.

Para o advogado Lucas Elias Temer, “no contexto da informática, ao qual vivemos hoje, é muito importante que os advogados também estejam inseridos. Considero isso uma evolução muito salutar, já que reduz o número de papel e melhora o acesso aos autos. A iniciativa da OAB Manhuaçu, em conjunto com a Seccional Mineira e a CAA/MG é fundamental para que pudéssemos realizar esta certificação aqui na cidade. E isso se dá justamente pelo trabalho feito pelo presidente Alex Barbosa, que tem sido muito ativo e dinâmico nas ações. Podemos dizer que temos uma Subseção atuante, o que nos deixa muito feliz”.

Segundo o advogado Francisco Manoel Genelhu “a certificação digital é muito importante. Mesmo nós, que militamos mais em Lajinha e ainda não precisamos tanto, por vezes iremos prestar serviço em outras Comarcas, que fatalmente já estarão inseridos na era da informática.

A certificação sendo realizada em Manhuaçu é bem melhor para nós, pois evita que nos desloquemos até Belo Horizonte, Governador Valadares ou Juiz de Fora para nos habilitar. A iniciativa do presidente Alex Barbosa em trazer mais uma etapa do projeto para a nossa Subseção só reforça o excelente trabalho que ele desenvolve em favor da nossa classe. Tenho visto o seu trabalho em prol do advogado, através das redes sociais e do e-mail que ele mesmo nos envia. Devemos bater palmas para ele. Eu, particularmente, estou satisfeito com o seu trabalho”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – Manhuaçu Notícia

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *