quinta-feira, abril 25, 2024
Região

Transferência de ativos da iluminação pública

Manhuaçu

– Aconteceu nessa terça-feira (27), na sede da Prefeitura de Manhuaçu, uma reunião entre técnicos da Energisa, prefeitos e representantes de outros municípios para falar sobre a transferência dos ativos de iluminação pública para as prefeituras municipais. Em pauta, as concessionárias de energia, entre elas a Energisa, devem transferir para as prefeituras de sua área a responsabilidade sobre os ativos de iluminação pública (lâmpada, luminária, reator, braço e acessórios), ficando a cargo dos respectivos governos a manutenção dos pontos. A transferência do sistema de iluminação pública deverá ocorrer até 31 de dezembro deste ano. Até lá, as concessionárias responsáveis por cada região, continuarão oferecendo os serviços de operação e manutenção até que a mudança seja concluída.

Segundo o Gerente do Departamento Comercial da Energisa, Luiz Cláudio de Paula Silva, a reunião teve o objetivo de demonstrar a necessidade dos representantes em atuarem no processo de transferência dos ativos de iluminação pública, visto que o prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está terminando. “Foi basicamente a apresentação de informações sobre a priorização dos serviços. Exibimos informativos para os representantes dos governos municipais analisarem e decidirem de qual forma atuar diante dessa questão, através de licitação por meio de consórcio ou de maneira individual para a manutenção dos serviços de iluminações públicas”explicou.

De acordo com o prefeito Nailton Heringer, a reunião serviu para informar os prefeitos e demais representantes municipais acerca da questão da iluminação pública e o impacto que trará aos municípios. “O encontro serviu para nos informar sobre esta demanda e como proceder em relação a essa questão. Existe a possibilidade de cada município arcar com suas despesas, ou criarmos um consórcio e elaborarmos uma licitação”.

Nailton Heringer solicitou, junto aos membros da Energisa, extratos analíticos das receitas e despesas de Manhuaçu nos últimos 36 meses para observar detalhes do projeto e analisar melhor a questão. O Prefeito ainda acrescentou que uma nova reunião será marcada. “É um compromisso que o Governo Federal passou para os municípios, portanto devemos tomar decisões sensatas que envolvem análises técnicas, contábeis e jurídicas. Nos próximos 30 dias teremos uma nova reunião com outros setores da concessionária e poderemos tratar melhor da responsabilidade do serviço. Se vamos fazer um consórcio, ou se cada município agirá por conta própria”, disse.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *