segunda-feira, abril 15, 2024
Região

Líderes das comunidades defendem escolas rurais recebem o apoio da casa Legislativa

Manhuaçu

Por Marta Aguiar

– Após a manifestação do dia 29 de janeiro à frente do Paço Municipal, pais de alunos das Zonas Rurais  reuniram-se hoje, as 09h na Câmara Municipal  de Manhuaçu para discutir o assunto com os vereadores.

De acordo com líderes das comunidades e pais, as escolas que estão sendo fechadas estão em perfeitas condições para receber os alunos, enquanto que a escola de Vila Formosa não possui condições de abrigar seus próprios alunos. Os pais que lá estiveram, contataram que há rachaduras no imóvel foram maquiadas com massa corrida e jogaram tinta por cima e que a laje também apresenta rachaduras.

Segundo eles, no primeiro dia de aula foram junto com os filhos esperar e vistoriar o ônibus que transportaria seus filhos para as escolas, concluíram que, o veículo não contava com os serviços de um monitor, não tinha cinto de segurança pois estavam todos arrebentados e que o volante do ônibus estava amarrado com arame, percebendo isto não permitiram que seus filhos fossem transportados para a escolas. Os pais também reclamam que estão sendo ameaçados pela secretária de educação, Srª. Geovania Marques, em entrega-los ao Conselho Tutelar caso eles não mandem seus filhos para as escolas designadas por ela.

O presidente da Câmara Mauricio Junior, acompanhado da vereadora Aponísia, visitaram a creche de Bom Jesus de Realeza e verificaram a precariedade das instalações, o presidente também visitou a escola da Vila Formosa juntamente com alguns vereadores. “Cabo Anísio, Gilson, Hélio Ferreira e eu, estivemos na escola de Vila Formosa e vimos aquela situação lastimável, procuraram imediatamente o prefeito e a Srª Geovania e cobramos providencias e de contra partida o prefeito nos disse não ter mão de obras suficiente. Nós vereadores, solicitamos que fosse encaminhado à Câmara um projeto de Lei, que nós autorizamos a contração excepcional de mão de obras para a reforma das escolas e creches. Fizemos isto, justamente para que no período de férias essas escolas fossem reformadas”. Afirmou

O vereador Fernando Lacerda iniciou dizendo. “Senhor presidente, queria eu estar aqui para discutir outras situações do nosso município, mas todas as vezes que temos que vir aqui à frente fazer uso deste microfone, é para dirigir a palavra para o prefeito Nailton Heringer, ou algum de seus secretários criticando a falta de diálogo com esta casa. E agora, não só desprestigia à esta casa, mas toda a comunidade, principalmente a comunidade rural onde ele foi muito bem votado. Quando o prefeito, a secretária de educação, dita para uma norma da envergadura como esta nucleação no município de Manhuaçu, e ela se quer dá uma satisfação a estas comunidades que elegeu o prefeito. Mais uma vez ela vem aqui empurrar goela abaixo dos vereadores, das comunidades rurais e a toda a sociedade de Manhuaçu para atender um capricho dela. A professora Dorca falou, outras pessoas aqui falaram uma coisa interessante, vivemos em uma democracia; eu me recordo senhores vereadores, quando colocaram nas entradas da cidade aqueles Outdoor, reativando a República de Manhuaçu e hoje nós temos que concordar que naquela época tínhamos a Republica Manhuaçu, e hoje eu entendo o porquê daquelas placas, infelizmente, tem é ditador na prefeitura municipal. Enquanto os países Europeus vão para as ruas para acabar com a ditadura, aqui meia dúzia de pessoas que não tem compromisso nenhum com a cidade de Manhuaçu, querem implantar aqui a ditadura sem se preocupar com o povo que o elegeu”. Concluiu

O presidente da Câmara Mauricio Junior, solicitou que os representantes e pais que estiveram na escola da Vila Formosa procurassem a secretaria da mesma para passar as fotos que foram tiradas para posteriormente entrar com uma ação no judiciário deixando claro que a forma que será feita será estudada pelo jurídico da Câmara.

Os vereadores irão fazer uma vistoria em todas as escolas, amanhã eles estarão visitando as escolas: 07h da manhã, Ponte da Aldeia, 08h, Vila Formosa, 09h, Bem Posta, 10h, Ponte do Silva e retornando a Manhuaçu vamos para a secretaria de educação.

Manhuaçu Notícia

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *