quarta-feira, abril 24, 2024
Região

Vencendo o sedentarismo novo estilo de vida

Por Jesse Hudson de Andrade Graduando em Educação Física

Para aqueles que querem mudar de estilo de vida, do sedentarismo para uma vida com atividade física, e vive adiando para a próxima segunda-feira ou próximo mês, eis o momento ideal aproveite o dia Mundial da Saúde, 07 de abril, ou outra data que lhe sirva de marco para o início de uma vida mais saudável, prazerosa e por que não dizer com mais longevidade.

Para os Gregos e Romanos, a imagem do corpo saudável estava ligada a uma silhueta detalhada, bonita e atlética esculpida através da atividade física. Nos dias atuais, a busca é pelo corpo perfeito à curto prazo, onde os incautos fazem o uso errôneo dos procedimentos cirúrgicos, dos produtos de estética ou até mesmo da indústria farmacêutica para atingirem os seus objetivos trazendo danos a sua própria saúde.

Hoje, principalmente os grupos chamados especiais, hipertensos, cardiopatas, idosos, portadores de HIV, diabéticos, dentre outros estão na contramão do corpo perfeito à curto prazo, procurando ter mais independência no seu dia-a-dia, através da prática diária de atividade física, prolongando mais as funções de todo o corpo e mente, literalmente vivendo mais tempo com mais qualidade de vida, ao invés do foco apenas na estética.

SAINDO DO SEDENTARISMO:

Podemos afirmar que o sedentarismo vem se tornando o grande mal da sociedade moderna. Grande parte das pessoas opta por uma vida com menos atividade física, conseqüentemente, menor gasto calórico. Ao ingerir alimentos mais apetitosos aos olhos, com alto teor de calorias e menos saudáveis, via de conseqüência, proporciona o aumento do peso corporal, a obesidade e a seus riscos, como baixa autoestima e um aumento considerável de acelerar o óbito através de um infarto.

VANTAGENS DA ATIVIDADE FÍSICA:

As vantagens vão muito além da perda do peso corporal, ganho de resistência, aumento da flexibilidade, disposição para atividade diária, ganho de massa muscular e aumento da densidade óssea. Chega-se a aumentar as características sociais do indivíduo, como solidariedade e companheirismo no ambiente laborativo e familiar, aumento-se assim os laços afetivos e melhoria do relacionamento interpessoal de cada indivíduo.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS:

O aumento da autoestima e sensação de bem estar, bem como do alívio da tensão e do estresse, proporcionam uma vida mais saudável ao praticante da atividade física. Além disso há o aspecto positivo de levar a pessoa a ter uma visão mais otimista diante das diversidades do seu dia, além de desenvolver um senso mais solidário, o que facilita o trabalho em equipe em ambientes corporativos agressivos, que requerem alto nível de competitividade e produção.

QUEM PODE FAZER:

No primeiro momento todos podem fazer, mas para ter um início adequado é necessário ser criterioso e buscar uma avaliação médica, evitando-se assim dissabores. Deve-se levar sempre em conta as diferenças de cada pessoa.

QUANDO E COMO COMEÇAR:

Primeiro: só comece após ter passado por uma avaliação médica; segundo: É ideal uma orientação para sua reeducação alimentar; terceiro: escolha roupas adequadas às condições climáticas e à prática esportiva que você optou por praticar, tais como natação, corrida, caminhada, futebol, tênis de mesa, handebol, voleibol, ciclismo dentre outras opções. Último passo, encha o peito de ar e de orgulho por ter feito uma das melhores, se não a melhor, escolhas que poderia ter feito para sua vida! Curta todos os momentos desse novo estilo de vida, compartilhe saúde com seus amigos e familiares.

“As informações e sugestões contidas nesse site têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física e outros especialistas.”.

 

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *