quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Alunas da rede estadual de ensino embarcam para os EUA em janeiro de 2013

Waleska venceu milhares de candidatos de todo o país antes de ser selecionada

Duas estudantes de Minas Gerais estão entre os 37 brasileiros que participarão do programa Jovens Embaixadores 2013Cerca de 480 km separam as estudantes mineiras Waleska Nayara Silva Ribeiro, de São João da Serra Negra, distrito de Patrocínio – Alto Paranaíba, e Stefani Moreira Aquino Toledo, de Montes Claros – Norte de Minas. Ambas são alunas do 3º ano do ensino médio, estudam em escolas da rede estadual de ensino e estão entre os 37 jovens brasileiros selecionados para participar do programa ‘Jovens Embaixadores 2013’.

Criado há 11 anos, o programa leva alunos com perfil de liderança e voluntariado de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Para serem selecionadas, Waleska e Stefani comprovaram que possuem excelente desempenho escolar, que participam de atividades de responsabilidade social e voluntariado há pelo menos um ano e que têm boa fluência oral e escrita na língua inglesa.

 

Esta é a terceira vez que Stefani se inscreveu para participar do Jovens Embaixadores

“Antes de ser selecionada passei por várias etapas, como prova escrita e oral, em inglês, e entrevista. Estou muito feliz. Nessa viagem vou ter a oportunidade de conhecer a cultura de um país diferente, aperfeiçoar meu inglês e conhecer pessoas novas”, ressalta Waleska, estudante da Escola Estadual Odilon Behrens.

Stefani, que faz trabalho voluntário em uma escola para deficientes, conta que a expectativa para a viagem, que deve acontecer em janeiro de 2013, é grande. “Desde que comecei a estudar no 1º ano do ensino médio que me inscrevo para o programa. Em 2011, cheguei à semifinal, mas não fui selecionada. Estou muito ansiosa para desfrutar de tudo que o ‘Jovens Embaixadores oferece, como participar dos projetos voluntários e dos cursos”, enaltece.

Na primeira semana de viagem, os estudantes escolhidos vão visitar escolas e projetos sociais em Washington. Depois, serão divididos em subgrupos que embarcam para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias locais, vão frequentar aulas em colégios de ensino médio e participarão de atividades de voluntariado.

Programa Jovens Embaixadores

O programa foi criado no Brasil em 2002 e, atualmente, é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 294 brasileiros da rede pública já participaram do programa.

Este ano, 16,5 mil candidatos, de todos os estados brasileiros, se inscreveram no Programa Jovens Embaixadores. Além dos 37 selecionados para viajar aos EUA, outros 135 finalistas serão convidados a participar de um programa de imersão, na própria embaixada, em julho de 2013. Durante a estadia em Brasília, os estudantes terão a oportunidade de conhecer a embaixada e aperfeiçoar os conhecimentos em inglês.

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *