quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Esquema de falsificação de emissão de CNH leva 18 pessoas para cadeia

Nesta terça-feira, 23 de outubro, foi desbaratada a quadrilha de fraudadores de CNH em Colatina, Irupi, Ibatiba, Iúna e Brejetuba. Proprietários, sócios e funcionários de 05 auto e escolas, mais 05 clínicas envolvidas foram fechadas pela PM, por suspeita de fraude no Espírito Santo.

Cerca de 150 pessoas que tiveram facilidades para conseguir as habilitações poderão ter as carteiras canceladas pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran-ES), de acordo com o delegado André Cunha, da (Defa),Delegacia de Defraudações.

O Detran-ES desconfiou do aumento do número de transferências de CNHs de estados como Tocantins e Pará para o Espírito Santo. A Delegacia de Defraudações entrou no caso e descobriu o que identificou como “turismo de CNHs

Os processos para tirar as habilitações eram iniciados no estado, mas “viajavam” para outros, sem que os candidatos à carteira de motorista mudassem de endereço, o que é proibido. “É claro que há fraude, uma vez que as próprias pessoas falaram que sequer foram àqueles estados. Como poderiam ser habilitados por lá?”, ressaltou o delegado.

O “turismo” dos documentos agilizava as emissões das carteiras. Em cerca de três meses os clientes estavam habilitados, enquanto o processo legal, com aulas obrigatórias e realização das provas teórica e prática, leva cerca de quatro meses e meio.

A polícia ainda não sabe se os clientes pagavam mais caro para custear as “viagens” das carteiras. Os documentos apreendidos durante o cumprimento dos 19 mandados de busca e apreensão ainda serão analisados. No entanto, a suspeita é de que as pessoas tenham optado pelo método para escapar das provas práticas no trânsito.

Para o delegado, a idéia deve ser vista com muita preocupação pela sociedade. “Da mesma forma que mistura de direção e álcool é mortal, fraude em habilitação também gera acidentes”, disse André Cunha.

Na noite desta terça, 17 dos presos foram levados para presídios da Grande Vitória. Uma mulher, grávida de oito meses, está sendo acompanhada por policiais no Hospital de Colatina, cidade onde foi presa.

Fonte: Vinícius Valfré / Rádio CBN Vitória (93,5 FM)

Postado por Marta Aguiar 

 

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *