quinta-feira, abril 18, 2024
Nacional

Estudante mineiro inicia intercâmbio cultural no Uruguai

Na manhã desta segunda-feira (1º), o estudante do 2º ano do ensino médio, Lucas Kristhen Ferreira Muniz, embarcou para o Uruguai. O aluno da Escola Estadual Segismundo Pereira, de Uberlândia, vai participar do projeto “Caminhos do Mercosul 2012”. Além dele, outros cinco estudantes brasileiros vão participar dessa imersão cultural no Uruguai no período de 1º a 9 de outubro.

Para participar do concurso, Lucas escreveu sobre ‘Êxodo do Povo Oriental’. A modalidade escolhida pelo estudante para discutir o tema foi a monografia. Em 12 páginas, o estudante discorreu sobre a história do político e militar uruguaio, José Gervasio Artigas. O personagem escolhido ajudou a sociedade uruguaia a lutar pela independência do país.

O concurso é promovido pelo Ministério de Educação do Brasil, o Ministério de Educação e Cultura do Uruguai e o Setor Educativo do Mercosul, com apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A iniciativa envolveu escolas de sete países para promover e consolidar uma consciência favorável à integração regional.

Concurso Histórico Literário ‘Caminhos do Mercosul’

Criado para fortalecer a identidade Mercosul nos jovens do bloco, o concurso procura desenvolver nos participantes os valores da integração regional e o respeito à diversidade cultural. Além disso, o concurso tem como objetivos específicos gerar um espaço de participação e integração regional estudantil nos campos da cultura e do conhecimento, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas, além de estimular a produção intelectual e revisão histórica sobre a região e o processo de integração.

Minas no concurso

Em 2011, o estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, Hernann Forattini de Macedo, foi um dos vencedores do Concurso Histórico Literário ‘Caminhos do Mercosul’. Durante o intercâmbio cultural, o estudante conheceu um pouco mais sobre a história do Paraguai e visitou pontos turísticos do país.

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Marta Aguiar

Eu, Marta Rodrigues de Aguiar nasci em: 27/08/1958, sou funcionária pública, fui a primeira presidente do Conselho de Turismo, sou escritora e acadêmica da (ACLA), Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu-MG, Possuo cursos de Organização de Eventos, Secretariado Executivo, Informática, Designer Gráfico, (CorelDraw e PhotoShop), Cursando mais uma vez Designer Gráfico na Prepara com mais duas especializações. (CorewDraw, PhotoShop, PageMaker e InDesigner). Sou Repórter e Fotógrafo, trabalhei com Devair Guimarães no Jornal das Montanhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *