sexta-feira, abril 19, 2024
Região

Estudante mineiro vence concurso de redação da Controladoria-Geral da União

Arthur Scárdua, de 12 anos, morador da cidade de Ataléia, elaborou redação sobre os direitos e deveres dos cidadãos. O estudante Arthur Scárdua é aluno da Escola Estadual de Novo Horizonte, no Vale do Mucuri

Com cerca de 10 mil habitantes, o município de Ataléia, no Vale do Mucuri, tem hoje um ilustre homenageado. Morador do distrito de Novo Horizonte, o estudante Arthur Scárdua Santos, de 12 anos, foi premiado nesta terça-feira (10) pela conquista do primeiro lugar no “5º Concurso de Desenho e Redação”, da Controladoria Geral da União (CGU).

Na edição que teve como tema “A sociedade no acompanhamento da gestão pública – Todos podem fiscalizar o dinheiro público!”, o estudante mineiro redigiu um texto em que destacou os direitos e deveres do cidadão. A cerimônia de premiação foi realizada na própria escola de Arthur, a Escola Estadual de Novo Horizonte, e contou com representantes da CGU, da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni e autoridades municipais.

“Nós sempre cobramos muito dos eleitores, mas, quando os candidatos são eleitos nem sempre fiscalizamos como eles estão usando o nosso dinheiro. Ao participar desse acompanhamento, a sociedade ajudará a constituir a eficiência no serviço público”, comenta o estudante, se referindo a trechos da sua redação. Ele será premiado com um computador.

A mãe de Artur, a professora Ana Scárdua Sala, explica que o trabalho realizado pela professora de seu filho foi de grande importância para o bom desempenho do estudante no concurso. “Muito desse trabalho se deve à professora dos anos iniciais do Arthur, porque ela procura trabalhar com seus alunos a produção de textos diferenciados, como os textos jornalísticos, abordando questões sociais na sala de aula”, pontua a professora.

Concurso de redação

O “5º Concurso de Desenho e Redação” promovido Controladoria-Geral da União é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos de escolas públicas e privadas de todo o país. O Concurso também possui categorias destinadas a organizações não governamentais (ONGs), organizações da sociedade civil de interesse público (OCIPs) e as fundações.

 

 

 

Agência Minas

Postado por Marta Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *